Sinais indicam que voce pode estar no vermelho

Sinais indicam que voce pode estar no vermelho

Consultoria em marketing

Este artigo tem por objetivo esclarecer para que serve uma consultoria em marketing, por que contratar um profissional especializado, quando contatar e como selecionar o profissional que irá prestar este serviço para sua empresa.
Primeiramente vamos diferenciar o serviço de consultoria e o serviço de assessoria:

#Consultoria: o consultor orienta a empresa e aponta os caminhos;

#Assessoria: o assessor acompanha o desenvolvimento e a implantação das ações propostas pelo consultor, passo a passo.


  PARA QUE SERVE E COMO TRABALHA


A consultoria de marketing é contratada, em geral, quando a empresa acha mais vantajoso financeiramente a prestação de serviços de terceiros do que treinar seus empregados nessa especialização, ou quando seus esforços mercadológicos foram totalmente esgotados e não surtiram o efeito esperado.

O consultor de marketing faz, a partir de reuniões com várias equipes da empresa, um diagnóstico da situação que levou a empresa a contratá-lo. Baseado no diagnóstico desenvolve um trabalho, propondo ações que, segundo acredita e tem como base sua experiência e especialização no assunto, levarão a empresa a reverter o problema de marketing. Ele aponta os caminhos mais eficazes para chegar ao objetivo, orientando o corpo tático da empresa quanto aos passos para sua execução. Quem executa o trabalho proposto pelo consultor são os próprios empregados da empresa.

Eventualmente, o consultor é chamado para avaliar o andamento do trabalho, corrigir os rumos e avaliar a eficiência das ações.


  POR QUE CONTRATAR


Podem existir muitos motivos para a contratação de uma consultoria de marketing. Os mais comuns são:

- Inexistência de profissionais de marketing na empresa;

- Sobrecarga de trabalho por parte do pessoal da empresa;

- Falta de mão-de-obra para planejar o marketing da empresa;

- Desvantagem financeira no investimento em treinamento do corpo técnico;

- Terceirização de serviços além do objetivo-fim da empresa.


  QUANDO CONTRATAR


Você, como empresário, que contratar um profissional de marketing especialista em um determinado segmento de atuação ou de forma geral, veja os principais pontos a ser observados para uma boa seleção e, conseqüentemente, uma boa contratação:

Antes é preciso analisar a real necessidade da contratação de um profissional para a prestação de serviços de marketing. Um profissional de marketing deverá ser contratado quando:

- Houver sobre carga de trabalho na área e na empresa como um todo;

- Houver urgência na execução de um trabalho específico - segmento de atuação ou agilização de um trabalho em execução;

- Ocorrer insuficiência de conhecimento e experiência da equipe interna na condução de um trabalho específico ou no uso de alguma técnica ou análise especial;

- O trabalho exigir especialização regional ou nacional oferecida pelo consultor no assunto específico;

- Houver disponibilidade de profissional especializado, cuja utilização seja mais barata do que montar uma estrutura própria;

- O assunto a ser estudado for politicamente delicado, por ser mais conveniente o uso de um profissional neutro;

- Os resultados do trabalho tiverem de ser usados como argumentos de venda para um produto ou serviço.


   COMO SELECIONAR


Uma vez decidida a contratação de um profissional externo para a prestação de serviços de consultoria em marketing, devem ser tomados alguns cuidados na seleção do consultor, como por exemplo:

- Reunião com os profissionais pré-selecionados para verificar a área de atuação e a especialização dos mesmos;

- Definir o profissional que possua experiência na área em que a empresa está necessitando da consultoria externa;

- Nem sempre o menor preço é a melhor opção;

TERCEIRIZAÇÃO DOS SERVIÇOS

Especialistas em administração afirmam que não se justifica a empresa manter determinados serviços entre as suas atribuições, com toda uma infra-estrutura muitas vezes cara, quando, no mercado, pode-se encontrar mão-de-obra especializada proporcionalmente mais barata e que pode ser contratada temporariamente.



Entre em contato conosco.

http://rbsmarketing.com.br/consultoria-de-marketing





© 2015 - 2017 - Todos os direitos reservados.

Termos e privacidade.
R: Maria Celestina monteiro, 273 Curitiba - PR | (41) 4108-6050